Plataforma permitirá estabelecer relações entre a oferta e a procura de ações de responsabilidade social. Guimarães é a única cidade portuguesa neste programa, entre vários representantes europeus.

 

Guimarães recebeu a confirmação pelo comissariado URBACT da aprovação da 2ª fase do projeto Cities4CSR. Esta solução tecnológica promovida pela URBACT Cities4CSR e liderada por Guimarães traduz-se numa infraestrutura colaborativa, que permitirá a articulação entre empresas e organizações de solidariedade social, cultural e desportivas.

 

Numa fase inicial de desenvolvimento, a plataforma será aberta às empresas Guimarães Marca, e permitirá por um lado, estabelecer relações entre a oferta de ações de responsabilidade social corporativa e as necessidades das instituições sociais locais e por outro, partilhar e replicar essas boas práticas.

 

O URBACT Cities4CSR é um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências, na promoção e desenvolvimento de soluções para problema e desafios que se colocam nas áreas urbanas, no qual participam as cidades de Guimarães (Portugal), Milão (Itália), Nantes (França), Bratislava (Eslováquia), Sofia (Bulgária), Budaors (Hungria), Molina de Segura (Espanha), Bratsa (Bulgária), Kekava (Letónia) e Rijeka (Croácia).

 

Na primeira fase do projeto foram envolvidas empresas Guimarães Marca, instituições que integram o Conselho Local de Ação Social e a equipa de especialistas internacionais do URBACT, com vista a definição e materialização das ações a desenvolver na segunda fase.