A Tecpark, incubadora de base tecnológica da Set.Up Guimarães vai ter vizinhos novos no AvePark.

O supercomputador Deucalion vai ser instalado nas antigas instalações da Farfetch no Avepark.

O supercomputador Deucalion de nível peta escala, é capaz de realizar 10 mil biliões de operações por segundo, com uma arquitectura na fronteira da tecnologia para utilização pela comunidade científica e empresarial.

A instalação deste supercomputador contribuirá decisivamente para participação de Portugal em actividades de ciência e inovação de excelência, que envolvam processos de cálculo e tratamento de dados muito exigentes. O Deucalion tem uma massa de, aproximadamente, 26 toneladas e uma dissipação de 1,7 Mega Watts de potência elétrica, requerendo, por isso, entre outros requisitos especiais, um conjunto de intervenções para garantir a expansão do MACC – Minho Advanced Computing Centre, na forma de um centro de computação avançada para o seu alojamento e operação.

A União Europeia vai investir em mais 7 supercomputadores, 8 no total, que vão ser distribuídos por um igual número de regiões. Além do Minho, os outros supercomputadores vão ser instalados em Sófia (Bulgária), Ostrava (República Checa), Kajaani (Finlândia), Bolonha (Itália), Bissen (Luxemburgo), Maribor (Eslovénia) e Barcelona (Espanha).

O objetivo é colocar os supercomputadores em novos projetos de investigação e posicionar a Europa na linha da frente na área da supercomputação, que se afirma como um fator crítico no desenvolvimento económico. Ao todo, serão investidos 840 milhões de euros.