O Fashion Film Festival (FFF), vai já na sua 8ª edição e decorreu pela primeira vez em Guimarães em 2019 numa coorganização entre a Associação Seletiva Moda e o Município de Guimarães. A vontade das partes em consolidar este evento em Guimarães levou a um rebranding da marca, promovida a nível nacional e internacional. inicialmente promovido como Porto Fashion Film Festival para Guimarães Fashion Film Festival.

 

O Guimarães FFF, é o único do género em Portugal e pretende colocar em relevo o Filme de Moda como linguagem audiovisual privilegiada para promover e difundir o trabalho de criadores da indústria da Moda e do Audiovisual, destacando e premiando os melhores trabalhos realizados. O festival tem diversas categorias a concurso: Filmes de Moda Nacionais de Autor Independentes, Alive Mobile, de Marca, de Têxteis Técnicos, Institucionais, Internacionais e uma nova categoria dos Têxteis Lar, em homenagem à capital deste segmento – Guimarães. O evento conta com diversos festivais internacionais como parceiros: La Jolla International Fashion Film Festival (USA), Berlin FFF; Madrid FFF, Copenhagen FFF e Barcelona FFF.

 

Este ano pretende-se a repetição do evento em Guimarães, mantendo o alinhamento do ano anterior, nomeadamente:

  • A promoção da área temática a concurso, criada em 2020, O Textil-Lar, dedicada ao tecido empresarial Vimaranense, que conta com um representante do município no júri desta categoria do festival, assim como um representante do CineClube de Guimarães;
  • Programação dedicada aos cursos superior e tecnológicos, da área do concelho, dedicados à moda, design, têxteis, multimédia e áudio visuais, com objetivo final da criação, na edição 2022, de uma área temática no concurso exclusivamente dedicado a este público. Pretende-se desta forma envolver as escolas profissionais e superiores na produção de conteúdos ligados a Guimarães aos setores da moda e do têxtil, através da inclusão no desfile um espaço para os alunos e as criações dos cursos ligados à moda, multimédia e ao design da área do concelho de Guimarães.
  • Destaque para a produção de um conteúdo digital multimédia coletivo para comunicação do projeto Guimarães Marca, além de portfólios multimédia para cada uma das empresas participantes. Estes elementos de comunicação digital permitirão ao Projeto Guimarães Marca e empresas que integrem o evento tirar o melhor partido nas novas plataformas de comunicação que se prevê venham a substituir alguns modelos tradicionais, nomeadamente, feiras internacionais presenciais, com modelos de feiras e eventos online, onde conteúdos multimédia serão a principal ferramenta de comunicação.

 

Pretende-se ainda com o filme coletivo Guimarães Marca integrar o concurso de filmes de moda na edição de 2022 do FFF, fomentando a consolidação deste festival de cinema de moda em Guimarães.