Decorreu ontem a #11 Creative Session, que contou com a presença de Gustavo Dias, Presidente, CEO e cofundador da Stratosphere, PhD em Ciência dos Polímeros e Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho e da Ecole Nationale des Mines, Paris; Professor de mecânica aplicada e computacional na Universidade do Minho.

 

A Stratosphere, que nasceu pela mão de dois professores da Universidade do Minho e está atualmente instalada no TecPark, incubadora de base tecnológica da Set.Up Guimarães , é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções e produtos para a monitorização de estruturas e sistemas críticos. A empresa intervém, principalmente, em mercados onde a exigência de desempenho estrutural é crítica, como a aeronáutica, o setor aeroespacial e o ferroviário.

 

Para além de contar a história da Stratosphere, Gustavo Dias conversou com a plateiasobre os desafios e oportunidades que foi encontrando ao desenvolver a empresa, bem como contributo desta para o desenvolvimento de investigação e produtos na área da ciberfísica.

 

A Stratosphere fez parte do consórcio português que desenvolveu o escudo de proteção da cápsula da Perseverance da missão do Mars 2020.