Katty Xiomara

Katty Xiomara é uma Designer de moda reconhecida internacionalmente. A sua marca pisa as passereles de Paris, Nova Iorque e Milão e em muitas outras feiras internacionais

KATTY

Nascida na Venezuela, no seio de uma família portuguesa, Katty Xiomara mudou-se para Portugal aos 18 anos, instalando-se no Porto. Em 1997 termina o curso de Design de Moda na Citex (atual Modatex), onde leciona atualmente. Preenche o calendário da semana da moda em Portugal desde 1998. No início da sua carreira concilia a evolução da marca com outros projetos em áreas tão diversas como vestuário infantil, uniformes, teatro, TV, música, dança e artes gráficas.

 

Em 2000 desenha os figurinos para a adaptação da peça La Divine Comedy of Dante Alighieri com a coreografia de Jean Paul Bucchieri, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Um ano depois regista a marca como marca registada, mas só se aventura internacionalmente em 2005.

 

O nome de Katty Xiomara pisa as passarelas de Paris, Nova Iorque e Milão em várias ocasiões e participa regularmente em feiras internacionais.

 

Em 2007 abre o seu atelier de loja numa antiga moradia localizada na emblemática Rua da Boavista, no Porto. Em 2012 recebe a visita oficial de Sua Excelência o Presidente – Professor Aníbal Cavaco Silva, no âmbito da visita às indústrias criativas de excelência. Desde setembro de 2013 que apresenta as suas coleções na Semana da Moda de Nova Iorque. Em 2014 foi premiada com o prémio De Prata pela IDA “International Design Awards” e em 2015 repetiu este feito para dobrar, bem como um novo Vencedor de Prata e foi premiada com uma Menção Honrosa. A imagem corporativa foi reconhecida e premiada pela revista norte-americana HOW e o seu trabalho foi publicado em várias edições internacionais.

Em 2017 desenhou os uniformes para a livraria premiada (Livraria Lello). Foi escolhida pela Câmara Municipal de Viseu para desenhar os uniformes e o merchandising e uma coleção cápsula inspirada no povo da cidade, para o Europeade – Festival Europeu de Folclore em 2018. As suas coleções foram mostradas por toda a Europa em 2019, lugares como Milão, Paris ou o cenário idílico da ponte fronteiriça entre Portugal e Espanha sobre o rio Minho. Foi também nomeada para fazer parte do conselho consultivo da Associação Têxtil Portuguesa (ATP).

 

No início de fevereiro de 2020 foi uma das laureados com o Prémio OpenMyMed 2020-21 (Maison Mode Méditerranée [MMM]). Ao lado da sua carreira como Designer de Moda, Katty Xiomara é professora na Modatex, no Porto, onde ensina temas como street wear, Tribes e Urban Subcultures.

 

A Filosofia da marca tem como fundamento a criação de peças de designer de cariz aspiracional, mas acessível, elegante e atemporal, sofisticado, mas divertido, com silhuetas ultra-femininas, meticulosas estruturas e formas, arrojado uso da cor dos estampados.

 

As suass coleções são feitas em Portugal e desenvolvidas através da abordagem Eco-Design que nos permite ser progressivamente eco-sustentáveis e proporcionar uma aproximação às práticas e requisitos globais sustentáveis de empreendedorismo responsável, moderno e socialmente ativo. As peças são concebidas e concebidas para minimizar os resíduos de tecido e levando ao mínimo utilização dos acessórios, fechos, botões, etc. A maioria dos tecidos utilizados são tecidos reciclados ou eco smart fabrics.

 

Prémios

  • Moda e Tecnologia em Florença 1º lugar – Estágio na Trussardi House (1997)
  • Show Case no calendário absolut vodka (1998)
  • European Design Annual 4/1999 – Certificado de Excelência (2000)
  • European Design Annual 5/2000 – Menção Honrosa (2001) Menção na competição mundial para a revista americana “HOW” (2002)
  • International Design Awards na categoria Pret-a-Porter – Prata (06/2014)
  • International Design Awards in Pret-a-Porter Competition for the Wireframe Project – Silver (06/2015) International Design Awards in Women PP Competition for the Wireframe
  • Project – Honore Mention (06/2015)Prémio OpenMyMed 2020-21 (House Of Mediterranean Fashion -MMM)
  • Um dos vencedores do 100 Project – com mais de 42.000 designers emergentes no NJAL, 100 candidatos excecionais ganharam acesso gratuito à principal tecnologia grossista da JOOR.
  • Katty Xiomara tornou-se no dia 25 de julho uma das 500 marcas internacionais escolhidas para fazer parte de NJAL – Marketplace (Not Just a Label) numa jornada com o objetivo disruptor relativamente o atual ecossistema de moda com o título #NJALRetailRevolution

Publicada em várias edições internacionais como Segredos de Design – Rockport, Encaixotado e rotulado – Gestalten, Livro dos Grandes Sacos, Etiquetas e Rótulos – Collins, Sabor da Moda Urbana – Monsa, Vogue Portugal, Ativa, Elle Portugal, etc. Ao longo dos anos tem apoiado diferentes tipos de causas sociais e alguns eventos filantrópicos e de caridade.

  • Nariz Vermelho- Associação que apoia as crianças hospitalizadas.
  • Associação Portuguesa contra o Cancro de Mama – Doou um vestido para um leilão e o licitador mais alto.
  • Desde 2009 é parceira da Liga Portuguesa contra o Cancro e da Câmara Municipal da Maia como “Madrinha” para a prevenção solar nas escolas locais.
  • 2013 Desenha um vestido para a Associação Abraço, uma organização que apoia pessoas com HIV/SIDA.
  • Nos últimos 4 anos, a Katty tem apoiado o projeto Vintage for a Cause, que procura promover o envelhecimento ativo e a inclusão social, através da ocupação de mulheres com mais de 50 anos.
  • Em colaboração com a empresa Desistart, Katty promoveu um leilão solidário de uma tapeçaria com o seu design, com oito metros quadrados e quase 50 quilogramas por uma causa solidária. O valor recolhido foi doado à Acreditar – associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.
  • Início de 2018, Katty aproveitou o desafio feito pela Fundação Infantil Ronald McDonald para vestir uma edição limitada de uma boneca (Maria) – “Maria by Katty Xiomara” e as receitas de vendas de “Maria de Katty Xiomara” contribuem para ajudar a fundação infantil Ronald McDonald e os seus principais programas- as Ronald McDonald Houses (em Lisboa e no Porto) e o espaço familiar Ronald McDonald (no Hospital de Santa Maria em Lisboa) para receber mais famílias com crianças em tratamento hospitalar.
  • Em 2018 (junho) associa-se à Cruz Vermelha Portuguesa para “personalizar” 3 coletes dos Médicos do Mundo usados nas missões de ajuda mundial (usados em 2003 no hospital Al Mahmoudia – Iraque; 2004 após o tsunami de ajuda básica a mais de 10.000 pessoas no distrito de Jafna no Sri Lanka; 2011 ajudar a cuidar de mais de 22.000 pessoas em Mavinga)

Últimas notícias

Rede Urbact Cities4CSR reforça capacidade de apoio social corporativo com infraestrutura tecnológica colaborativa
  Na reunião participaram um grupo de cerca de duas dezenas de empresas e instituições que integram o Grupo de
Read more.
Set.Up Guimarães participa na iniciativa Tomorrow Needs You – Dias do Emprego EEUM
A Set.Up Guimarães participou hoje na iniciativa Tomorrow Needs You – Dias do Emprego EEUM, organizada pela Escola de Engenharia
Read more.
Set.Up Guimarães lança blog sobre empreendedorismo
3, 2, 1… O blog da Set.Up Guimarães está oficialmente lançado! Um blog que te mostra os melhores artigos, histórias
Read more.
Município de Guimarães e Segurança Social esclarecem empresários sobre “Layoff Simplificado e Apoio à Retoma
Sessão decorreu online com a participação de dezenas de empresários. O Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva de Atividade é um programa destinado
Read more.