Photos by innovationleader.com & cofmag.com

Modelo de negócio: criar, entregar e captar valor

Aquele que destrói a ordem económica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos materiais.

Foi com a frase anterior que Joseph Schumpeter definiu empreendedorismo em 1949 e embora já tenham passado mais de 7 décadas, o conceito mantém-se atualizado. Vivemos num mundo onde a informação circula com uma rapidez fascinante e os consumidores são cada vez mais exigentes. Os planos de negócio são ferramentas necessárias às empresas mas, é impossível uma empresa ter sucesso se passar da fase da definição das ideias/oportunidades diretamente para o plano de negócios. Qualquer que seja a ideia deve ser testada, se assim não for, não deixa de ser uma hipótese, o que aumenta a chance de insucesso do negócio.

 

O Professor Steve Blank, um dos ‘pais’ da metodologia Customer Development, que lançou as bases para o movimento Lean Startup referiu que “nenhum plano de negócios sobrevive ao primeiro contacto com um cliente (…) enquanto planos são estáticos, modelos de negócio são totalmente dinâmicos” – é  neste ponto que o conceito de  modelo de negócio começa a fazer sentido, pois como referiram Alex Osterwalder e Ives Pigneur ‘o modelo de negócio define a forma como uma empresa cria, entrega e captura valor’.

 

No fundo, o modelo de negócio pretende definir de que forma é garantida a viabilidade e a sustentabilidade de uma ideia de negócio. E só com a definição do modelo de negócio conseguimos desenhar estratégias de futuro.

São muitas as ferramentas de design thinking que nos permitem trabalhar em modelos de negócio, sendo a mais conhecida o Canvas Business Model (BMC) ou “canvas do modelo de negócio”, criada por Alex Osterwalder e disponível na sua plataforma www.strategyzer.com.

E o seu modelo de negócio, é disruptivo?

 

 

 

 

 

Últimas notícias

Set.Up Guimarães vai marcar presença no TSI2Market’22
Esta iniciativa, organizada pela AIS.SC UMinho (Association for Information Systems Student Chapter), proporciona aos estudantes a aproximação ao mercado de
Read more.
Guimarães acolhe mais um grupo de refugiados ucranianos
Esta terça-feira chegou a Guimarães mais um grupo de refugiados ucranianos. Cerca de seis dezenas de refugiados do conflito na
Read more.
A Set.Up Guimarães marcou presença no palco do :::BOOST 22’!
  A Set.Up Guimarães marcou presença no palco do :::BOOST 22’! Organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Gestão (NEG) da
Read more.
Juntas de Freguesia do concelho de Guimarães são os pontos de recolha para angariação de bens a favor do povo
Todos os interessados em aderir à campanha de angariação de bens a favor do povo ucraniano devem dirigir-se às respetivas
Read more.