Iniciativa permite obter respostas aos desafios diários, através da digitalização, com base nos dados recolhidos em meio urbano.

 

A Plataforma Urbana de Guimarães foi apresentada como uma boa prática, em Barcelona, durante a Smart City Expo World Congress, um dos principais eventos internacionais sobre smart cities e inteligência urbana.

 

Neste barómetro mundial onde se discute e reflete as novas tendências urbanas, a Plataforma Urbana de Guimarães foi apresentada como uma boa prática tanto na sua amplitude como nas principais valências que oferece, dada a informação, atualizada em tempo real, dos diversos domínios, proveniente de diferentes fontes como sensores, serviços, e a própria comunidade de cidadãos.

 

Através da integração destas fontes de informação e da harmonização de dados, avisos sobre movimentações de trânsito, carregadores elétricos, parques de estacionamento, ambiente, eventos ou ocorrências, são algumas das informações em tempo real disponibilizadas, pela plataforma de inteligência urbana de Guimarães.

 

Esta iniciativa, já considerada uma “boa prática” pela Comissão Europeia, foi desenvolvida para a Câmara Municipal de Guimarães pela Ubiwhere e permite obter respostas aos desafios diários, através da digitalização, com base nos dados recolhidos em meio urbano.

 

A integração dessas fontes de informação numa plataforma, dá a oportunidades de análise em tempo real e apoio à decisão estratégica sobre a qualidade de vida e a sustentabilidade, apoiada nos indicadores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.