Photo by Austin Distel on Unsplash

Para que serve um programa de aceleração?

Provavelmente já ouviste falar de aceleradores de startups, mas será que conheces bem as suas vantagens?
Neste artigo damos-te a conhecer um pouco mais sobre as potencialidades dos programas de aceleração para startups.

Uma aceleradora de startups é uma estrutura que ajuda empreendedores ou equipas que estão a desenvolver ideias de negócio. Embora os programas de aceleração possam ter objetivos diferenciados, eles passam genericamente por ajudar a acelerar o desenvolvimento e o crescimento das startups, ajudando-as a sair da fase inicial (comummente denominada de fase early stage), ajudando simultaneamente a estruturar e a validar os seus modelos de negócio e, numa fase seguinte, ajudar a escalar e eventualmente a obter investimento.

 

Mais do que espaço de trabalho para os empreendedores desenvolverem os seus projetos, o apoio dado por uma aceleradora passa também pelo acompanhamento individualizado dado às equipas participantes no seu programa de aceleração, pela organização de programas e workshops de capacitação que abordam toda a jornada empreendedora, no acesso a uma rede composta por mentores, técnicos e especialistas em desenvolvimento de negócios e pela organização de eventos de networking e de troca de experiências entre empreendedores.

 

Para além de uma excelente forma de fazer escalar startups, um programa de aceleração pode também ser uma peça chave para ajudar as startups a contactar com business angels e capitais de risco, vitais para o crescimento de uma startup.

 

Mas o que é que as aceleradoras de startups avaliam nas startups que selecionam?

Entre outros fatores destacam-se normalmente:

  • o carácter inovador da ideia de negócio
  • a qualidade da equipa (experiência e áreas de competência)
  • o potencial de mercado e impacto na região
  • a maturidade da ideia
  • a viabilidade técnica

 

Achas que estás pronto para acelerar a tua startup?

A Set.Up Guimarães e a TecMinho desenvolveram o Set.Up IN(dustry), um programa intensivo de aceleração que transformará novas ideias em negócios de sucesso, por meio de um conjunto de workshops e coaching individualizado. A iniciativa irá facilitar a ligação entre novas startups e as empresas indústrias do Município de Guimarães, estimulando o crescimento de uma nova cultura industrial na região, baseada em soluções inovadoras.

 

Poderão concorrer empreendedores, individualmente ou em equipa, com ideias de negócio criativas, tecnológicas ou de conhecimento intensivo. O programa procura equipas de empreendedores que estão a desenvolver projetos inovadores, com potencial de mercado e impacto na região.

 

O programa divide-se em duas fases distintas. A primeira fase as equipas selecionadas terão a oportunidade de participar num conjunto de 8 workshops de aceleração que abordam os vários temas da jornada empreendedora (Voice of the Customer, Mercado e Concorrência, Estratégia e Modelo de Negócio, Finanças, Vendas e Marketing Digital, Prototipagem e Produtização, Internacionalização e Pitch) e de várias horas de coaching individualizado para desenvolvimento da ideia de negócio.

 

Numa segunda fase, as equipas selecionadas terão acesso a incubação industrial numa empresa instalada no Município, à atribuição de um mentor na indústria e a acompanhamento especializado para desenvolvimento do projeto empresarial.

É um programa totalmente gratuito e a Set.Up Guimarães não fica com nenhuma equity da tua startup.

 

As candidaturas ao programa Set.Up IN(dustry) já abriram e podem ser feitas através do link https://setupguimaraes.com/setupindustry/.

Junta-te a nós e fica IN na Indústria de Guimarães!

logo_black_general

Equipa Set.Up Guimarães

Últimas notícias

#13 Creative Session – ‘Consumo VS Emoção – Eco-Design e a minimização e o aproveitamento dos resíduos no setor têxtil
#13 Creative Session – ‘Consumo VS Emoção – Eco-Design e a minimização e o aproveitamento dos resíduos no setor têxtil
Read more.
PORTUGAL VENTURES LANÇA 2 NOVAS CALLS TEMÁTICAS – TURISMO E DEEP TECH
  A 3ª Edição da CALL FIT destina-se aos projetos finalistas dos programas de ideação, aceleração e inovação aberta Fostering
Read more.
Set.Up Guimarães junta-se ao Facebook para apoiar empresas
Estabelecer a presença com o facebook e o instagram Boost with Facebook é um programa que fornece um impulso extra para
Read more.
#12 Creative Session – “Comunicar Tecnologia & Inovação: casos de sucesso que qualquer empresa pode replicar”
#12 Creative Session – “Comunicar Tecnologia & Inovação: casos de sucesso que qualquer empresa pode replicar” Para esta a Creative
Read more.