Sobre a Incubadora TecPark

Com origem em 2018, a TecPark tem sede na freguesia de S. Cláudio de Barco. O respetivo edifício situa-se no Núcleo Central do AVEPARK – Parque de Ciências e Tecnologia de Guimarães, onde se localizam os suportes logísticos da infraestrutura, bem como os seus serviços comuns, auditório, salas de videoconferência, reunião/formação e café/restaurante.

 

Na sua proximidade encontra-se o edifício 3B´s Research Group com grupos de investigação nas áreas dos biomateriais, biodegradáveis e biométricos e o quase conluído Instituto Cidade de Guimarães (CTR – Discoveries Centre), um novo instituto de investigação associado à Universidade do Minho, dedicado à Investigação e Desenvolvimento de Materiais Biomédicos Avançados e Engenharia de Tecidos Humanos – na área da biomedicina, o qual será mais uma infraestrutura que permitirá consolidar o ecossistema AVEPARK – Parque de Ciência e Tecnologia como uma referência nacional na área bio e medtech.

 

A esta lista junta-se ainda a instalação do do MACC, estrutura que albergará o supercomputador Deucalion, de nível peta escala, capaz de realizar 10 mil biliões de operações por segundo, com uma arquitetura na fronteira da tecnologia para utilização pela comunidade científica e empresarial. O projeto é promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em conjunto com a Universidade do Minho e que faz parte do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico, integrando-se na Rede Ibérica de Computação Avançada. 

 

Igualmente próximo localiza-se o polo vimaranense do IPCA, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e o edifício Farfetch, uma empresa com estúdios e operações de edição, imagem, fotografia, styling e logística, orientada para o e-commerce de artigos e moda de luxo. Estas 4 entidades, no seu conjunto, integram centenas de profissionais e empreendedores.

 

A TecPark tem capacidade para 20 empresas, preferencialmente spinoffs e start-ups, entendidas como empresas emanadas do setor universitário, dos institutos politécnicos ou da indústria, ou com grande e rápido potencial de crescimento em termos de volume de negócios e postos de trabalho. Outras empresas, nomeadamente as que favoreçam a transferência de conhecimento avançado para a produção industrial, tenham base tecnológica ou sejam promovidas por jovens empreendedores nos setores da internacionalização, tecnologias de informação, comunicações e eletrónica, computação, programação, design de produto, energia, ambiente, biotecnologia, engenharia e, de modo geral, assentem numa área de conhecimento científico ou contribuam para a inovação de processos, de métodos produtivos ou da gestão empresarial, são igualmente beneficiários preferenciais da incubadora.

 

REGULAMENTO

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

Empresas Incubadas

Últimas Notícias

Workshop ‘Internacionalização para startups’
Por definição uma startup deve ter um modelo de negócio inovador, repetível e escalável por isso, compreender a importância da
Read more.
#14 Creative Session – ‘A importância da proteção da Propriedade Intelectual nas startups’
A 14 Creative Session irá contar com a presença de Maria do Carmo Ribeiro. Advogada. Mestre em Direito Judiciário pela
Read more.
Set.Up Guimarães dinamiza talk sobre Growth Hacking
Na passada 4.ª feira a Set.Up Guimarães dinamizou uma talk sobre Growth Hacking, uma metodologia que permite trabalhar o crescimento
Read more.
Workshop ‘Vendas e marketing digital’
Fornecer ferramentas e competências chave no domínio das técnicas de vendas e de negociação comercial para captação de clientes e
Read more.

Os Nossos Contactos

Lugar da Gandra
4805-017 Barco

 

Telefone: 253 470 600
E-mail: tecpark@cm-guimaraes.pt