O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, lançou, no palco principal da Web Summit, em Lisboa, a estrutura europeia dedicada ao empreendedorismo, designada Europe Startup Nations Alliance (ESNA).

O Ministro esteve acompanhado por Eoghan O´Neill, da Direção-Geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias, da Comissão Europeia. A Agência Europeia para o Empreendedorismo (ESNA) é a primeira entidade com a missão de apoiar os governos europeus na melhoria das condições estruturais para as ‘startups’, para garantir que possam crescer em qualquer estágio do seu ciclo de vida.
O lançamento da ESNA, que terá representação permanente em Lisboa, marca o início da fase de implementação da EU Startup Nations of Excellence (EU SNS).

 

“Um esforço feito por todos os países europeus para que a Europa possa tornar-se num continente de ‘startups’ e de unicórnios.”

 

Na conferência de imprensa após o lançamento da ESNA, o Ministro afirmou que esta iniciativa resulta de «um esforço feito por todos os países europeus – que começou na Presidência Portuguesa do Conselho de União Europeia – para que a Europa possa tornar-se num continente de ‘startups’ e de unicórnios».

Lançada em março de 2021, a EU SNS já foi assinada por 27 países – 26 Estados-membros da União Europeia e Islândia. Resulta de um acordo político, em toda a Europa, sobre oito ‘padrões’ necessários para garantir que as ‘startups’ europeias aproveitem as condições mais favoráveis para crescer em todas as fases do seu ciclo de vida.

A ESNA terá também um papel focado na ação e em apoiar os seus países membros a tornarem-se numa nação ‘startup’. As suas operações incluem a partilha ativa das melhores práticas e o fornecimento de apoio técnico aos governos dos países membros da ESNA, que está ainda a monitorizar o progresso dos países membros na implementação das melhores práticas.

 

[www.portugal.gov.pt]