Home Office – Dicas para a nossa “nova” realidade

Nos tempos que correm, o trabalhar em casa é algo que se tornou necessário e que terá de ser encarado de uma forma natural.
Iremos abordar algumas dicas para que o seu espaço de trabalho seja produtivo e algo que lhe dê prazer.

1 . Localização

A localização do seu espaço é um elemento fundamental! Quer seja apenas um canto de uma divisão, que tenha de ser partilhada, ou uma divisão inteira destinada para essa função. O ideal é que seja um sítio calmo da casa para que se possa concentrar e fazer reuniões virtuais.

O fundamental é organizar o espaço que tem destinado para que tenha tudo o que é necessário “à mão” e de fácil acesso.

 

2 . Espaço

Sendo este um espaço onde passamos grande parte do nosso dia, o ideal é que este seja o suficiente para que se sinta confortável, e para poder fazer um layout eficiente a medida sempre a ter em conta é da secretária, pois é ela que vai ditar os espaçamentos de trabalho assim como de circulação.
Nós designers trabalhamos sempre com a seguinte medida de referência de modo a delinear um bom layout – 60 por 150 cm.

 

3 . Secretária e Cadeira

Estas são as duas peças fundamentais em qualquer espaço de trabalho. Começamos pela secretária que terá de ter a dimensão adequada à sua função, e para isso tem de ter em conta o espaço que o computador terá, assim como o seu manuseamento e dimensão do monitor, assim como de outros elementos que sejam necessários à execução do seu trabalho. Para algumas pessoas uma secretária com 120 cm de largura será o suficiente, enquanto para outras será pequena. Dimensione de acordo com as suas necessidades.

A Cadeira tem de ser o mais confortável possível e de qualidade para que possa ter uma boa durabilidade. Se puder invista numa cadeira com qualidade e cujo design seja sempre actual e perdure no tempo!

 

4 . Arrumação

A arrumação muitas vezes é negligenciada. Assegure-se de que tem prateleiras suficientes e adequadas ao necessário, quer seja ao incluir uma estante ou sistema de estantes – se tiver espaço suficiente – ou até mesmo um móvel de apoio onde poderá colocar os seus arquivos físicos ou até mesmo os periféricos necessários, como por exemplo uma impressora.

 

5 . Iluminação

Uma boa iluminação natural é fundamental e ajuda a criar um ambiente agradável e calmo de trabalho. Posicione a secretária de modo a que a luz natural não interfira com o seu monitor, e se possível perto de uma janela para que possa se sentir sem estar “presa”.
Deve utilizar cortinados claros, ou japonesas, de forma a reduzir o brilho da claridade sem escurecer o espaço.
Paredes claras também ajudam a aumentar a claridade natural, assim como o colocar de um espelho numa parede.
A iluminação artificial é também ela de máxima importância. Uma boa iluminação no tecto e de secretária têm de ser escolhas acertadas. A de secretária ajuda ajuda a fornecer iluminação extra e direcionada de modo a não fazer sombras indesejadas.
Pode também ter apontamentos como luminárias de pé que ajudam a criar o ambiente.

Caso não tenha uma janela com uma vista agradável, posicione a sua secretária de frente para a porta, ou se tiver que estar de frente para uma parede é colocar obras de arte, ou um quadro que possa fazer de moodboard, onde possa ir colocando imagens que o inspirem.

 

6 . Local limpo

Este tem de ser um espaço organizado, e para isso há que optimizar ao máximo o mesmo. Os fios têm de ser orgazidos e não deixados ao acaso, e existem muitas opções no mercado de modo a esconder e organizar os mesmo de modo a que não estorvem o seu espaço.

 

7 . Personalizar

Este espaço é seu, escolha elementos que tenham a ver consigo e com os quais se sinta bem. Crie o seu ambiente! Inclua o seu toque pessoal no design do espaço e faça com que este seja “seu”.

Set.Up Guimarães

Mónica Couteiro
CEO & Founder do M.UNO studio

Últimas notícias

#14 Creative Session – ‘A importância da proteção da Propriedade Intelectual nas startups’
A 14 Creative Session irá contar com a presença de Maria do Carmo Ribeiro. Advogada. Mestre em Direito Judiciário pela
Read more.
Set.Up Guimarães dinamiza talk sobre Growth Hacking
Na passada 4.ª feira a Set.Up Guimarães dinamizou uma talk sobre Growth Hacking, uma metodologia que permite trabalhar o crescimento
Read more.
‘O que procuram os investidores numa startup? Set.up Guimarães organizou mesa redonda sobre o tema
Decorreu ontem nas instalações do Tecpark, incubadora de base tecnológica da Set.Up Guimarães uma mesa redonda dedicada ao tema ‘O que
Read more.
#13 Creative Session – ‘Consumo VS Emoção – Eco-Design e a minimização e o aproveitamento dos resíduos no setor têxtil
#13 Creative Session – ‘Consumo VS Emoção – Eco-Design e a minimização e o aproveitamento dos resíduos no setor têxtil
Read more.