Incubadora: o trampolim para o sucesso das startups

Dar o passo inicial para empreender pode ser difícil para muitas pessoas. Abrir um negócio pode ser desafiador, fazê-lo prosperar é ainda mais.

Um artigo da plataforma brasileira Economia SC, destacou esta semana que das muitas maneiras de incentivar o empreendedorismo, as incubadoras de empresas são das mais importantes. Essas instituições têm como objetivo ajudar o empreendedor a desenvolver o negócio, elas proveem espaço físico e infraestrutura para empresas em fase inicial, além disso oferecem apoio administrativo e na gestão, por vezes, também oferecem capacitação.

 

O artigo refere ainda que é neste espaço que os empreendedores podem ter contacto com outras pessoas que estão na mesma situação, trocar ideias, conhecer mentores e até mesmo fechar negócios e parcerias. Uma empresa que começa a sua jornada incubada tem grandes chances de expansão e crescimento, isso porque está sendo desenvolvida num ambiente voltado ao empreendedorismo e à inovação.

 

De acordo com a Economia SC, quando incubados, os empreendedores são apoiados em diferentes áreas, como captação de recursos, contabilidade, gestão, assistência jurídica, marketing e comercialização. Todo esse suporte é oferecido nas três principais fases que os negócios passam durante a jornada na incubadora:

  • implantação, em que é formada a equipe de trabalho e constituída a empresa, identificando propósito e potencial de crescimento.
  • consolidação ou crescimento, em que há o desenvolvimento técnico da solução e início da comercialização do produto ou serviço.
  • maturação, que ocorre quando a startup já passou por toda a etapa de qualificação e aprendizagem e inicia o processo de caminha sozinha.

 

Neste âmbito, a cidade de Guimarães apresenta-se com uma “super incubadora”, denominada de Set.Up Guimarães. Com uma localização estratégica e inserida numa das regiões mais industrializadas de Portugal, a Set.Up Guimarães pretende criar sinergias entre os diversos atores em todo o seu concelho.

 

Assim, a Set.Up Guimarães forma-se com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e ideias inovadoras na região, apostando em três grandes áreas de conhecimento: criativa, tecnológica e industrial, disponibilizando espaços de trabalho a preços altamente competitivos, apostando fortemente nas instalações, no conhecimento e na comunicação, possibilitando ainda a troca de experiências entre empreendedores e uma maior facilidade no desenvolvimento da rede de contatos.

 

O programa de incubação da Set.Up Guimarães tem as candidaturas abertas. Se queres estar num lugar dotado de equipamentos e “know-how” necessários ao desenvolvimento do teu negócio, faz já o teu pré-registo AQUI.

Últimas notícias

FAMEL promove Sessão de Esclarecimento para “Desmitificar a Mobilidade Elétrica”
A FAMEL, empresa instalada no Avepark, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães está a promover uma sessão sobre
Read more.
IAPMEI disponibiliza Dashboard com dados do PME Líder 2021
O dashboard lançado pelo IAPMEI é uma ferramenta interativa, que permite consultar os principais indicadores das 11.218 empresas distinguidas com o Estatuto
Read more.
Países Baixos – Feiras mais relevantes para empresas portuguesas no 2º semestre de 2022
No decorrer do segundo semestre do corrente ano, os Países Baixos contam com diversas feiras de potencial interesse, e que
Read more.
#17 Creative Sessions | “Ser Criativo e Feliz no Trabalho”
Estão de volta as Creative Sessions em formato presencial, desta vez no Lab.Pac, dia 13 de julho a partir das
Read more.